Os alunos dos primeiros anos tiveram a primeira aula online no Laboratório de Informática com as estagiárias Karla Schreiber, Viviane Rocaglio e Ricardo Roque, acadêmicos de Matemática da UNIJUÍ.
As oficinas ficaram agendadas para os dias:
Professora Fabiani
|
Professora Carla
|
04/06
= 13:30 hs ás 15:10 hs
16:15
hs ás 17:45 hs
|
05/06 = 16:15 hs ás
17:45 hs
|
06/06
= 14:20 hs ás 15:45 hs
16:15
hs ás 17:45 hs
|
14/06
= 13:30 ás 15:10 hs
16:15
hs ás 17:45 hs
|
EXPLORANDO CONCEITOS DE FUNÇÕES ATRAVÉS DO KMPLOT
Temática: Explorar conceitos
de Função de 1º Grau, com o intuito de ampliar o conceito, com
alunos do 1º ano do Ensino Médio, através da representação
gráfica, utilizando o software KmPlot (incluso no sistema
operacional Linux).
Justificativa: Através de
uma solicitação da escola, apresentamos uma proposta baseada na
ampliação do conceito de função de 1º grau, que já havia sido
dado aos alunos. As atividades propostas procuram sanar algumas
duvidas em relação ao conceito de função e seu respectivo
gráfico, trabalhando com a relação entre as variáveis, e a
análise gráfica através do software KmPlot dos coeficientes de uma
função de 1º Grau. Esta atividade tem ainda como objetivo levar
para sala de aula o uso da tecnologia informática nas aulas de
matemática que pode ajudar os alunos a compreender melhor os
conceitos através da visualização gráfica.
Objetivos Gerais
- Possibilitar aos alunos uma aula de matemática mais dinâmica, em que ocorra interação entre os alunos e o professor.
- Permitir aos alunos um contato com o Software Matemático KmPlot.
- Oportunizar discussões em torno das atividades desenvolvidas introduzindo conceito de funções.
Problematização: Como, a
partir de atividades investigativas utilizando o Software KmPlot,
alunos do 1º Ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública
estadual, compreendem o conceito de Função de 1º Grau?
Título da Atividade:
Explorando conceitos de Funções de 1º Grau através do Software
KmPlot
Objetivos Específicos
- Ampliar o conceito de função de 1º grau com o auxilio do software KmPlot.
- Explorar conceitos de função através da relação entre variáveis.
- Encontrar coordenadas do ponto em que a reta intercepta o eixo.
- Analisar os coeficientes angular e linear com seus respectivos gráficos, com o auxilio do software gráfico KmPlot.
- Possibilitar reflexões acerca do conceito de Função de 1º Grau.
Duração: 1h e 40 minutos
Público - alvo: 1º ano do
Ensino Médio
Material Utilizado:
- Software KmPlot.
- Lápis ou caneta.
- Caderno.
- Régua.
- Data show.
Explorando Conceitos de
Funções de 1º Grau, através do Software KmPlot
Estamos na era a T.I (Tecnologia da Informação) e para acompanhar esse desenvolvimento Globalizado devemos interagir com nossos educandos para a formação do seu aprendizado.
Estamos na era da informatização que veio para inovar o ensino e aprendizagem.
O KmPlot também oferece alguns
recursos numéricos e visuais como:
- Preenchimento e cálculo da área entre o desenho e o primeiro eixo.
- A pesquisa dos valores mínimos e máximos.
- Mudança dinâmica dos parâmetros da função.
- O desenho das funções derivadas e integrais.
- Obter o valor de y em função de x.
Estes recursos ajudam a ensinar e
a aprender a relação entre as funções matemáticas e a sua
representação gráfica num sistema de coordenadas. O KmPlot permite
que sejam configuradas as escalas, cores, fontes, grades e o sistema
de coordenadas de acordo com o interesse do usuário. As funções
desenhadas podem ser salvas e revistas sempre que desejar, permitindo
que os alunos, através da construção de gráficos, e
percebam as características das funções.
Problematizações:
- Vocês conseguem relacionar as atividades propostas com algum conceito matemático? Qual?
Bloco1: Resposta for sim; questionar:
- Qual o conceito? Função? Por quê?
- O que você entende por função?
- Que tipo de função estamos falando?
- É função de 1º Grau? De 2º Grau? Por quê?
- O que caracteriza uma função?
- Quais são as variáveis que fazem parte de uma função?
- Qual a variável dependente e independente?
- Qual a fórmula genérica de uma função de 1º Grau?
- Caracterize o gráfico de uma função de 1º Grau?
Para
sistematizar a atividade, iremos definir alguns conceitos
relacionados com a análise realizada sobre as variáveis e seu
comportamento gráfico.
Definição 1. Uma Função
expressa o relacionamento entre duas variáveis. Se duas variáveis
“x” e “y” estão relacionadas de forma que “para cada valor
atribuído a “x”, existe um único valor associado a “y”,
então dizemos que “y” é uma função de “x” e escrevemos y
= f(x).
Um nova forma de ensinar e aprender!
Antes de iniciar com as atividades
propostas, é importante fazer com os alunos, algumas considerações:
como os alunos estão participando de uma oficina de introdução a
função de 1º grau, em que serão explorados vários conceitos,
como relação entre variáveis, que já trabalharam na atividade
anterior, reconhecer gráficos de diferentes tipos de função de 1º
grau, noção de domínio e imagem, e analise de coeficientes é
importante destacar, que para o trabalho com análise de
coeficientes, é interessante identificar juntamente com os alunos,
escrevendo no quadro uma lei de Função de 1º Grau, os coeficientes
angular e linear da mesma. E possibilitar o entendimento de
coeficiente angular e coeficiente linear.
Não podemos ter medo do novo e sim enfrentá-lo; afinal a Tecnologia da Informação está em constante transformação!
Essas mudanças são nescessárias para a formação e transformação do aprendizado dos nossos alunos!
Socializar as atividades desenvolvidas durante a oficina
com os alunos, esclarecer possíveis dúvidas. Pedir no final da
oficina que os alunos escrevam um breve relato contando como foi a
oficina, se eles gostaram, e o que conseguiram entender, respondendo
as questões abaixo:
- A partir das problematizações desenvolvidas até o momento, o que ampliou no seu entendimento em relação a função de 1º grau?
- Com a utilização do software para a visualização gráfica, facilitou a compreensão do conceito apresentado?
- Considerando as atividades, você conseguiu perceber as regularidades dos coeficientes da função de 1º Grau?
Nenhum comentário:
Postar um comentário