segunda-feira, 4 de junho de 2012

EXPLORANDO CONCEITOS DE FUNÇÕES ATRAVÉS DO KMPLOT

Os alunos dos primeiros anos tiveram a primeira aula online no Laboratório de Informática com as estagiárias Karla Schreiber, Viviane Rocaglio e Ricardo Roque, acadêmicos de Matemática da UNIJUÍ.

 
As oficinas ficaram agendadas para os dias:
Professora Fabiani
Professora Carla
04/06 = 13:30 hs ás 15:10 hs
16:15 hs ás 17:45 hs
05/06 = 16:15 hs ás 17:45 hs
06/06 = 14:20 hs ás 15:45 hs
16:15 hs ás 17:45 hs
14/06 = 13:30 ás 15:10 hs
16:15 hs ás 17:45 hs

 

 


EXPLORANDO CONCEITOS DE FUNÇÕES ATRAVÉS DO KMPLOT

Temática: Explorar conceitos de Função de 1º Grau, com o intuito de ampliar o conceito, com alunos do 1º ano do Ensino Médio, através da representação gráfica, utilizando o software KmPlot (incluso no sistema operacional Linux).

Justificativa: Através de uma solicitação da escola, apresentamos uma proposta baseada na ampliação do conceito de função de 1º grau, que já havia sido dado aos alunos. As atividades propostas procuram sanar algumas duvidas em relação ao conceito de função e seu respectivo gráfico, trabalhando com a relação entre as variáveis, e a análise gráfica através do software KmPlot dos coeficientes de uma função de 1º Grau. Esta atividade tem ainda como objetivo levar para sala de aula o uso da tecnologia informática nas aulas de matemática que pode ajudar os alunos a compreender melhor os conceitos através da visualização gráfica.

Objetivos Gerais
  • Possibilitar aos alunos uma aula de matemática mais dinâmica, em que ocorra interação entre os alunos e o professor.
  • Permitir aos alunos um contato com o Software Matemático KmPlot.
  • Oportunizar discussões em torno das atividades desenvolvidas introduzindo conceito de funções.
Problematização: Como, a partir de atividades investigativas utilizando o Software KmPlot, alunos do 1º Ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual, compreendem o conceito de Função de 1º Grau?
Título da Atividade: Explorando conceitos de Funções de 1º Grau através do Software KmPlot
Objetivos Específicos
  • Ampliar o conceito de função de 1º grau com o auxilio do software KmPlot.
  • Explorar conceitos de função através da relação entre variáveis.
  • Encontrar coordenadas do ponto em que a reta intercepta o eixo.
  • Analisar os coeficientes angular e linear com seus respectivos gráficos, com o auxilio do software gráfico KmPlot.
  • Possibilitar reflexões acerca do conceito de Função de 1º Grau.
Duração: 1h e 40 minutos
Público - alvo: 1º ano do Ensino Médio
Material Utilizado:
  • Software KmPlot.
  • Lápis ou caneta.
  • Caderno.
  • Régua.
  • Data show.



Explorando Conceitos de Funções de 1º Grau, através do Software KmPlot
Estamos na era a T.I (Tecnologia da Informação) e para acompanhar esse desenvolvimento Globalizado devemos interagir com nossos educandos para a formação do seu aprendizado.
Estamos na era da informatização que veio para inovar o ensino e aprendizagem.

O KmPlot também oferece alguns recursos numéricos e visuais como:
  • Preenchimento e cálculo da área entre o desenho e o primeiro eixo.
  • A pesquisa dos valores mínimos e máximos.
  • Mudança dinâmica dos parâmetros da função.
  • O desenho das funções derivadas e integrais.
  • Obter o valor de y em função de x.
Estes recursos ajudam a ensinar e a aprender a relação entre as funções matemáticas e a sua representação gráfica num sistema de coordenadas. O KmPlot permite que sejam configuradas as escalas, cores, fontes, grades e o sistema de coordenadas de acordo com o interesse do usuário. As funções desenhadas podem ser salvas e revistas sempre que desejar, permitindo que os alunos, através da construção de gráficos, e percebam as características das funções.

Problematizações:
  • Vocês conseguem relacionar as atividades propostas com algum conceito matemático? Qual?
Bloco1: Resposta for sim; questionar:
  • Qual o conceito? Função? Por quê?
  • O que você entende por função?
  • Que tipo de função estamos falando?
  • É função de 1º Grau? De 2º Grau? Por quê?
  • O que caracteriza uma função?
  • Quais são as variáveis que fazem parte de uma função?
  • Qual a variável dependente e independente?
  • Qual a fórmula genérica de uma função de 1º Grau?
  • Caracterize o gráfico de uma função de 1º Grau?

Para sistematizar a atividade, iremos definir alguns conceitos relacionados com a análise realizada sobre as variáveis e seu comportamento gráfico.
Definição 1. Uma Função expressa o relacionamento entre duas variáveis. Se duas variáveis “x” e “y” estão relacionadas de forma que “para cada valor atribuído a “x”, existe um único valor associado a “y”, então dizemos que “y” é uma função de “x” e escrevemos y = f(x).

        Um nova forma de ensinar e aprender!
Antes de iniciar com as atividades propostas, é importante fazer com os alunos, algumas considerações: como os alunos estão participando de uma oficina de introdução a função de 1º grau, em que serão explorados vários conceitos, como relação entre variáveis, que já trabalharam na atividade anterior, reconhecer gráficos de diferentes tipos de função de 1º grau, noção de domínio e imagem, e analise de coeficientes é importante destacar, que para o trabalho com análise de coeficientes, é interessante identificar juntamente com os alunos, escrevendo no quadro uma lei de Função de 1º Grau, os coeficientes angular e linear da mesma. E possibilitar o entendimento de coeficiente angular e coeficiente linear.
 Não podemos ter medo do novo e sim enfrentá-lo; afinal a Tecnologia da Informação está em constante transformação!
 Essas mudanças são nescessárias para a formação e transformação do aprendizado dos nossos alunos!

Socializar as atividades desenvolvidas durante a oficina com os alunos, esclarecer possíveis dúvidas. Pedir no final da oficina que os alunos escrevam um breve relato contando como foi a oficina, se eles gostaram, e o que conseguiram entender, respondendo as questões abaixo:

  1. A partir das problematizações desenvolvidas até o momento, o que ampliou no seu entendimento em relação a função de 1º grau?
  2. Com a utilização do software para a visualização gráfica, facilitou a compreensão do conceito apresentado?
  3. Considerando as atividades, você conseguiu perceber as regularidades dos coeficientes da função de 1º Grau?
  4. Quais são suas considerações em relação as atividades desenvolvidas?

     A Escola Ruyzão oferece aos alunos um dinâmico Laboratório de Informática onde os professores tem a comodidade de administrar aulas online com modernos equipamentos LINUX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário