sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Ruyzão promove Mostra do Ensino Politécnico



               A Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa realizou ontem a Mostra do Ensino Politécnico, que é realizada através da disciplina de Seminário Integrado. Conforme a coordenadora pedagógica de Seminário Integrado, Leda Alves, durante o ano serão trabalhados três temas. No primeiro semestre, a discussão foi sobre Cultura e Arte, no segundo semestre, sobre Meio Ambiente. A próxima abordagem será sobre Direitos Humanos.
           Conforme a coordenadora pedagógica, a partir do projeto, os alunos foram divididos em grupos, através dos quais foram realizadas diversas atividades práticas, como visita à Usina José Barasuol, palestras na Acata, no Demei. Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente também esteve na escola para proferir palestra aos alunos.
Leda explica que os alunos realizaram a pesquisa, um trabalho escrito. “A sistematização dos conhecimentos foi feita pela mostra de trabalhos”, destaca, acrescentando que a atividade envolveu as oito turmas do 1º Ano da escola e cerca de 30 professores do turno da tarde.
Ana Maria Meinl participou do grupo que pesquisou sobre efeito estufa. “Nós dividimos a atividade e realizamos maquetes, experiências, folders, vídeos, cartazes”, conta a aluna, destacando que o tema foi escolhido entre outros 20 disponíveis.
           Para o aluno Willian Garcia, a disciplina de Seminário Integrado oportuniza, além da pesquisa, a interação entre os alunos.
Água doce foi o tema escolhido pelas alunas Magali Perin e Caroline Ribeiro. Juntamente com mais outros 20 colegas, elas elaboraram maquetes para demonstrar quanto a população gasta de água durante o dia, seja durante o banho, fazendo comida, lavando roupa, escovando os dentes ou tomando um cafezinho. A maquete foi feita com materiais recicláveis e bonecas que as alunas tinham em casa. “A água precisa de uso racional e consciente. A quantidade de água não mudou, só que vai ficar cada dia mais imprópria para o consumo”, destaca Magali.
        Os diferentes tipos de energia foi o assunto abordado pelo grupo de Laura Tapia e Jaíne dos Santos. “Abordamos no trabalho as energias simples, o impacto que elas têm na sociedade”, explica Laura. O grupo realizou várias maquetes, representando o tema e explicando sobre energia eólica, solar, hidrelétrica, nuclear. Segundo as alunas, a atividade contemplou várias disciplinas, principalmente física.

REPORTAGEM:
http://www.jmijui.com.br/publicacao-6084-news2.fire

Nenhum comentário:

Postar um comentário