quinta-feira, 7 de novembro de 2013

SEAP-RS no Ruyzão

O Programa de Governo da Gestão 2011-2014 foi orientada pela concepção de educação de qualidade social como direito da cidadania. Uma das diretrizes do Programa é a "Democratização e Qualidade do Ensino com Cidadania", que se desdobra nos seguintes eixos estratégicos:
* Qualificação e Democratização da Gestão;
* Valorização Profissional;
* Modernização Tecnológica e Recuperação Física da Rede Estadual de Ensino;
* Reestruturação Curricular da Educação Básica e Formação Continuada.



A professora Elaine Walker administrou a avaliação institucional com os alunos da Escola Ruyzão que contribuirá  para a consolidação de princípios e conceitos que fundamentam o trabalho na Rede Estadual de Ensino e estruturam o cotidiano das escolas, como gestão democrática, participação, conhecimento como construção do sujeito, avaliação emancipatória, dentre outros..





O Sistema Estadual de Avaliação Participativa é fundamental participação e compromisso de todos, pois é por meio dessa dinâmica que se reforça o diálogo entre os agentes sociais internos e externos na análise institucional da Rede Estadual de Ensino, constituindo-se, portanto, um momento pedagógico importante de reflexão sobre a educação estadual.








Implantar o SEAP-RS em todas as suas fases - local, regional e estadual - significa concretizar um processo que reafirma a avaliação como um instrumento importante para explicar os processos internos que ocorrem em cada instância, com o objetivo de diagnosticar quali e quantitativamente a Rede Estadual de Ensino e qualificar a gestão, aprofundando o controle público com inovação, participação e transversalidade.



Para que se atinja uma educação de qualidade social com cidadania, é indispensável que as instituições educacionais elaborem planejamento de gestão pautada por um método participativo e pedagógico e monitorem sua execução permanente. Essas procedimentos permitirão a análise constante do processo ensino-aprendizagem e dos seus resultados e a utilização desses dados como elemento de reorganização e ressignificação da prática escolar.









 No
 A avaliação de redes de Educação Básica ocorre periodicamente, é realizada por órgãos externos a escola e engloba os resultados da avaliação institucional, sendo que os resultados dessa avaliação sinalizam para a sociedade se a escola apresenta qualidade suficiente para continuar funcionando como está.





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